Noite feliz para as compras: de acordo com uma pesquisa realizada pela National Retail Federation, 56% dos consumidores pretendem fazer algumas das suas compras de Natal online este ano. Os golpistas com certeza querem aproveitar essa adoção em massa das compras online e, enquanto seus golpes os obrigam a se disfarçar como os ajudantes do Papai Noel, eles são na verdade o mal humorado "Grinch" disfarçado. Felizmente esses criminosos cibernéticos tendem a usar os mesmos truques todos os anos. Por isso, selecionamos os principais golpes de Natais passados para que você fique atento.
1. E-cards maliciosos
Essa época do ano é muito popular para propagar o espírito da estação através de cartões de natal. O malware pode ser facilmente oculto em plataformas de e-card e também pode conter links que levam a sites de phishing. E-cards legítimos serão normalmente incorporados ao e-mail para facilitar a visualização. Portanto, se você receber um e-card que exija clicar em um link ou fazer o download de outro software para exibi-lo, ignore-o, pois é um golpe! Tome ainda mais cuidado se não conhecer o remetente do cartão.
2. Sites falsos que oferecem preços baixos impraticáveis
Só porque um comerciante aparece no resultado de uma pesquisa na Internet ou em uma publicidade anunciando um Rolex falso por US$99, não quer dizer que ele seja legítimo. Os criminosos também publicam anúncios. Verifique a legitimidade de um site, procurando a empresa no site do Better Business Bureau e verificando o nome da empresa em um mecanismo de pesquisa em busca de resenhas de usuários. Não confie em resenhas de usuários publicadas diretamente no site, pois essas podem ser adicionadas pelo criminoso que criou o site.
3. Cartas falsas ao Papai Noel
Os golpistas tentarão roubar seu dinheiro oferecendo produtos que não existem. Uma forma comum desse truque é a oferta de uma carta personalizada do Papai Noel para seu filho. Na realidade, esses tipos de sites estão tentando obter suas informações pessoais ou roubar dinheiro do seu cartão de crédito e, no final, você poderá nem mesmo receber o produto. É melhor você mesmo escrever essa carta. Isso não só será mais divertido, mas uma carta escrita à mão parecerá muito mais autêntica para as crianças.
4. Sites falsos
Os golpistas tentarão qualquer coisa para roubar seu dinheiro e suas informações, e a cópia de sites populares é um truque comum. Essas versões falsificadas são fáceis de detectar, desde que você preste atenção aos detalhes. Primeiro e o mais importante, examine o URL do site na barra de endereço do seu navegador. Endereços de sites de comerciantes populares são bastante conhecidos e, se você não tiver certeza da validade de algum endereço, faça uma busca pelo nome do comerciante em um mecanismo de pesquisa para procurar o endereço correto. Fique atento a erros de ortografia e frases mal elaboradas, assim como a imagens de má qualidade ou impressas na página da Internet.
5. Golpes de mídias sociais suspeitas
Se a oferta for boa demais para ser verdade, desconfie. Se você receber mensagens de amigos sobre cartões-presente gratuitos, grandes ofertas de dinheiro em troca da participação em pesquisas sobre as festas de Natal ou presentes cobiçados anunciados por um valor irrisório, muito provavelmente foram enviadas por hackers e são golpes. Muitos desses golpes hospedam URLs reduzidos, que podem levar a sites maliciosos que contêm malware ou um formulário a ser preenchido, solicitando suas informações para que você possa receber seu prêmio. Além de postagens suspeitas de amigos, fique atento também aos aplicativos relacionados especificamente às festas de Natal, pois eles podem acessar seu perfil e roubar seus dados pessoais. Não clique em links que não conhece e não faça o download de nada para visualizar o conteúdo oferecido.
6. Golpes de Natal relacionados a entidades filantrópicas
O Natal é a festa da solidariedade, momento em que ocorrem muitas doações a entidades filantrópicas. Os golpistas consideram esse período perfeito para abusar de sua generosidade. Tome ainda mais cuidado quando receber e-mails ou mensagens de texto solicitando doações. Se você decidir doar a uma instituição filantrópica este ano, faça antes uma pesquisa. Verifique as instituições em sites como Give.org e Charitynavigator.org.
7. Software para as festas de Natal
As pessoas entram no espírito natalino e adoram enfeitar seus aparelhos com protetores de tela, papel de parede e apps natalinos. Porém, esse tipo de software é um método popular de distribuir malware. Faça o download desse software somente em sites confiáveis ou lojas online como Google Play e iTunes App Store. Você também pode se proteger com um software de segurança em seu computador e dispositivos móveis, como o Norton Security, que detecta o malware antes que ele infecte o seu dispositivo.
8. Golpes de SMS durante as festas de Natal
Receber mensagens de desconhecidos já é algo bastante suspeito, mas se a mensagem for uma notificação de que você acaba de ganhar um prêmio, uma oferta imperdível, algum aplicativo que precisa de atualização ou solicitação de informações pessoais, tome cuidado. Comerciantes legítimos normalmente não fazem publicidade através de mensagens de texto. Os aplicativos fornecem atualizações através de uma app store ou do próprio aplicativo. As instituições financeiras jamais solicitam informações pessoais através de mensagem de texto (nem via e-mail ou chamada telefônica).
9. Golpes de empréstimos para as festas de Natal
Com as festas de Natal, os gastos quase sempre excedem o orçamento normal da família, e para muitos isso pode ser um problema. Os golpistas aproveitam essa oportunidade para tentar enganar você e obter suas informações pessoais, e até mesmo o seu dinheiro. Se uma oferta de empréstimo não solicitado via e-mail, mensagem de texto ou chamada telefônica exigir o pagamento de tarifas antecipadas ou oferecer taxas de juros ridiculamente baixas, ligue o alerta! Se estiver precisando de um empréstimo, faça uma pesquisa sobre a empresa da qual pretende receber o empréstimo. O endereço e o telefone da empresa devem ser facilmente encontrados através de uma pesquisa online, bem como avaliações sobre a empresa.
10. Golpes de phishing durante as festas de Natal
Esses golpes podem ser elaborados de várias maneiras. Notificações de que você ganhou um prêmio, e-mails falsos sobre compras solicitando o pagamento de tarifas de remessa e e-mails de lojas conhecidas informando sobre um problema com seu pedido. Normalmente esses e-mails direcionam a um site que parece ser legítimo, e que solicita que você faça login usando suas credenciais. No caso de e-mails relacionados a remessas, eles querem é obter informações de seu cartão de crédito e outros detalhes pessoais. Se você suspeitar que ocorreu algum problema real com um de seus pedidos, acesse o site da empresa digitando o URL diretamente na barra de endereços do navegador.
11. Golpes do cartão-presente com descontos
Esse golpe pertence à categoria "se for muito bom para ser verdade, desconfie". Tome cuidado com os golpistas que vendem cartões-presente falsos ou usados. Às vezes o valor do cartão-presente é exagerado: um cartão de 100 dólares que na realidade só contém 20 dólares. Outras vezes ele pode ter sido comprado com um cartão de crédito roubado, ou o cartão-presente pode nem mesmo existir e ser somente um site que solicita a inserção de suas informações pessoais para o envio do cartão. Se você estiver realmente interessado em comprar um cartão-presente, a melhor opção é solicitá-lo online de um site oficial da loja ou comprá-lo diretamente no caixa da loja física.
12. Golpes de viagens
O Natal é o período mais movimentado do ano para viagens e os criminosos cibernéticos aproveitam essa oportunidade para convencê-lo a fornecer o número de seu cartão de crédito e outras informações privadas. Os golpistas enviam e-mails que parecem ser de um hotel ou empresa aérea, informando que tarifas incorretas foram debitadas no seu cartão de crédito e, para receber um reembolso, será necessário que você preencha um formulário. Esse formulário normalmente contém malware ou pode direcioná-lo para um site de phishing criado para coletar informações pessoais, na tentativa de roubar sua identidade. Se estiver na dúvida, ligue diretamente para a empresa aérea ou para o hotel e confirme se há algum problema. Alguns golpistas enviam também e-mails de ofertas imperdíveis para viagens ou acomodações, mas solicitam a transferência bancária do pagamento em vez de cartão de crédito. Isso é obviamente um truque.
Apesar da época de Natal estar cheia de golpistas, você não precisa ser mais uma vítima. Basta que se mantenha alerta e consciente sobre todas as pessoas e empresas para as quais envia dinheiro ou informações. Seja mais esperto do que os bandidos natalinos, que tentam destruir o espírito das festas. Fique atento às recomendações contidas neste artigo, faça suas compras com segurança e no conforto de seu lar!